Quais exames são importantes para os recém-nascidos?

quais-primeiros-exames-no-bebe-clinica-vitta-sinop-mt

Logo após o nascimento, o bebê precisa realizar uma série de exames com o objetivo de identificar a presença de alterações que apontem doenças genéticas ou metabólicas. Além disso, esses exames podem ajudar a identificar problemas de visão e de audição!

Teste do pezinho: Indicado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Identifica doenças genéticas e metabólicas, como a fenilcetonúria, anemia falciforme e deficiência de biotinidase.

Teste da orelhinha: Identifica alterações auditivas no bebê. É feito ainda na maternidade, de preferência entre 24 a 48 horas de vida, e não causa dor ou desconforto no bebê.

Teste do olhinho: É feito para detectar problemas de visão, como catarata, glaucoma ou estrabismo.

Tipagem sanguínea: Importante para identificar qual o tipo de sangue do bebê e é realizado com o sangue do cordão umbilical, assim que o bebê nasce. Desta forma, é possível rastrear o risco de incompatibilidade sanguínea.

Teste do coraçãozinho: Feito entre 24 e 48 horas após o nascimento, o exame consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido.

Tem dúvidas? Fale com a Vittá Materno Infantil!